Gamagrafia industrial: saiba como é realizado

gamagrafia industrial

A gamagrafia industrial é um processo indispensável para assegurar qualidade à fabricação de peças metálicas. Quer saber o porquê? No post de hoje, reunimos tudo sobre o que é, como é feito e, claro, as vantagens que esse método oferece. Confira!

O que é gamagrafia industrial?

Para entender como é realizada a gamagrafia industrial, vamos a uma breve definição do que é essa técnica: consiste em um ensaio não-destrutivo, feito para avaliar a qualidade e identificar problemas em equipamentos industriais. 

De maneira simples, a gamagrafia industrial funciona de forma semelhante a uma radiografia, isto é, gera um filme radiográfico que possibilita a análise das estruturas internas de soldas, tubulações, tanques, cascos de navios, asas de aviões e outras estruturas metálicas. 

Como é realizado esse tipo de radiografia industrial 

gamagrafia industrial

Agora está na hora de saber na prática como é realizada radiografia industrial. Pontuamos abaixo as principais questões relacionadas aos raios gamas, ao método e o resultado gerado. Confira!

Raios gama

Em resumo ao próprio nome, a gamagrafia industrial é realizada por uma radiação ionizante (com capacidade de retirar os elétrons dos átomos) do tipo gama. Os raios gama são originados da desintegração do núcleo de átomos radioativos, contam com alto poder de penetração e se movimentam no vácuo com a velocidade da luz. 

Além disso, é importante ressaltar que a radiação gama pode causar danos à saúde, por isso, deve ser utilizada de maneira específica e com cautela. Em equipamentos de gamagrafia, os raios ficam guardados em uma cápsula de aço blindada, que impede a contaminação de pessoas e materiais. 

Processo

O método de inspeção de peças metálicas por gamagrafia industrial se baseia na absorção desigual da radiação, ou seja, a infiltração dos raios gama varia conforme a espessura do material. Desse modo, as áreas mais escuras são formadas por espessuras menores e menos densas, enquanto regiões claras mostram maior concentração de material. 

Resultado

Ao serem submetidos à radiografia com raio gama, são gerados filmes com imagens da parte interna dos equipamentos. Esses documentos têm informações claras e confiáveis. Além disso, devem ser armazenados de maneira segura, assim podem ser consultados sempre que necessário e, até mesmo, utilizados como comparação com testes posteriores.  

Desse modo, o técnico pode analisar se existem defeitos estruturais, por exemplo: porosidade, fadiga, sobreposição e outros danos que afetam a qualidade ou usabilidade das peças. A aprovação ou não do equipamento no teste não-destrutivo, varia conforme critérios pré-estabelecidos, relacionados ao tipo de material, aplicação e condições de uso. 

As vantagens de realizar gamagrafia industrial

gamagrafia industrial

Há inúmeras razões pelas quais a gamagrafia industrial é o método mais utilizado em diferentes setores. Reunimos abaixo as principais, veja só:

  • devido à elevada capacidade de penetração, a gamagrafia industrial é eficiente em diversos materiais, inclusive os mais robustos;
  • mostra defeitos de produção e possibilita a inspeção da parte interna dos componentes;
  • há máquinas de diversas dimensões, por isso, podem ser utilizada em diversos ambientes; 
  • oferece uma imagem detalhada de registro permanente. 

Saiba onde fazer gamagrafia industrial

Com mais de quatro décadas de experiência, a Metaltec é empresa referência no segmento de radiografia industrial. Dispomos de infraestrutura e qualificação técnica necessária para suprir as demandas de todo o território nacional com alta qualidade. 

Fale conosco e saiba como podemos atender às necessidades das suas produções!

logo metaltec

Para mais dicas e novidades sobre o assunto, continue acompanhando o blog Metaltec

Deixe um comentário