O líquido penetrante é um ensaio não destrutivo para detecção de descontinuidades abertas às superfícies em materiais sólidos e não porosos, sendo que as indicações de descontinuidades podem variar em função do tipo de penetrante a ser utilizado.
Este método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície, penetrando nas descontinuidades. Após um determinado tempo de penetração o excesso é removido, aplica-se um revelador e, é feita a observação das descontinuidades através da revelação do líquido penetrado.
Como é realizado ensaio por líquidos penetrantes
Antes da aplicação do líquido penetrante, é necessário que seja removido todo e qualquer material que possa interferir ou mascarar o ensaio, tais como água e óleo, dentre outros.
O penetrante deverá ser aplicado por imersão, pincelamento, derramamento ou aspersão em toda a superfície de interesse, permanecendo em contato por pelo menos um tempo mínimo para penetração. O excesso deverá ser removido de forma cuidadosa.
O revelador também poderá ser aplicado por pincelamento ou aspersão, entretanto, é mais recomendável a aspersão por minimizar escorrimento e mascaramentos.