Considerado como um processo especial pelos Sistemas de Gestão da Qualidade, os Ensaios Não Destrutivos (END) desempenham um papel importante e de certa forma insuperável na documentação da qualidade dos produtos inspecionados, sejam peças, componentes ou estruturas, cuja finalidade é detectar descontinuidades nos materiais, não prejudicando o desempenho das mesmas durante sua vida útil.
Conheça as vantagens dos ensaios não destrutivos
Os Ensaios Não Destrutivos contribuem para o monitoramento da qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam. Além de ser uma peça fundamental para guiar estudos que tem como objetivo principal a elevação dos índices de confiabilidade dos equipamentos industriais.
Os Ensaios Não Destrutivos incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.